
Depois da multidão vem a União. “Manter-se unido é algo alegre, significa ajuda mútua”, como na leitura do I Ching. Olha que momento: 2026 recém-nascido. Que alimentemos este ano com coisas boas, com aquilo que faz bem ao conjunto, entendendo que nenhum ser existe acima do sistema e que cuidar dos seres que mais precisam é condição para que todos prosperem.
Já sabemos o que precisa ser feito. O impasse atual não é falta de conhecimento, é falta de prática. O colapso não vem da ignorância, mas da inércia organizada. Ou seja, precisamos praticar o mundo que queremos ver. Prática exige decisão e ação coletiva. É preciso colocar em prática a mentalidade do cuidado. Só assim transformamos a realidade, com responsabilidade coletiva sobre a Terra. Áreas verdes, parques e florestas se fazem fazendo, no presente contínuo, plantando e cuidando, com humildade.
A vida é um sistema que sabe recomeçar. Depois de perturbações, ela se reorganiza, encontra novos equilíbrios, cria diversidade. Que 2026 seja o ano de agir pelo bem comum e pelo bem-viver, com amor.
