Desmatamento causa crise hídrica

Com o cruzamento desses mapas, podemos visualizar o impacto do desmatamento no ciclo hidrológico: os rios voadores que transportam vapor d’água da floresta amazônica para o resto do país estão perdendo sua força. A destruição da Amazônia pelas bordas é um desastre com consequências para todos nós.

Hoje, as regiões sul, sudeste e centro-oeste, sofrem com o avanço anormal da seca. Vamos lidar com as causas (desmatamento florestal e destruição dos rios), porque as consequências serão cada vez piores enquanto não interrompermos esse modelo destrutivo.

A região do arco sofre com grilagem e, atualmente, é uma verdadeira zona de guerra e fogo. Na expansão anual desse arco em direção ao interior da floresta acontece 95% do desmatamento ilegal. As matas remanescentes da Bacia do Xingu, entre o norte do Mato Grosso e o sudoeste do Pará, estão sendo devastadas.

Em excelente reportagem publicada no Financial Times e traduzida pelo jornal Valor Econômico, pesquisadores e economistas mostram a visão arcaica dos ruralistas que trazem prejuízos a longo prazo. Se continuarem marchando na direção errada nesse ritmo acelerado, em pouco tempo, o ciclo hidrológico da floresta será interrompido e o bioma não terá mais capacidade de se sustentar e levar umidade para o resto do país.

Saiba mais:
Monitoramento de Secas e Impactos no Brasil – Maio 2021 – Cemaden: https://bit.ly/3xjszNz
Floresta paga o preço pela crise vivida pelo país – Valor Econômico: https://goo.gl/6Jbgnk\
“Amazon Tipping Point”, Science Advances, Thomas Lovejoy e Carlos Nobre: http://bit.ly/2JWP5Vy

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *