Erosão costeira

Muros em propriedades na praia literalmente acabam com a praia. Além de impedirem que sedimentos fluviais naturais continuem chegando e se acumulando na faixa litorânea costeira, os muros também aumentam a intensidade da erosão da costa.

As ondas que antes tinham espaço na faixa litorânea para se dissiparem naturalmente, agora se deparam com barreiras. Interrompidas, as ondas que se chocam contra os muros ganham energia para voltar. Indo e vindo, batendo e voltando sem parar, as ondas levam a areia que estava na praia direto para o mar.

Excelente plataforma visual com mapas e fotos mostra a perda de praias do Havaí. A construção irregular de muros em mansões na praia trouxe consequências graves para a economia local e hoje ameaça o modo de vida nas ilhas, colocando em perigo a própria vocação turística do arquipélago americano. O Havaí está perdendo suas praias e suas paisagens.

Outro artigo sobre erosão costeira publicado pelo Instituto Oceanográfico da USP explica como a ocupação desordenada do litoral afeta diretamente o balanço sedimentar e desestabiliza a linha de costa ao limitar a área de atuação dos processos costeiros.

Saiba mais:

Hawaii’s Beaches Are Disappearing – https://bit.ly/3JyJelX

Erosão Costeira – Instituto Oceanográfico USP: https://bit.ly/3GJz3cg

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *