Desmatamento na Amazônia faz com que municípios emitam mais GEE que metrópoles

Estudo do Observatório do Clima que analisou as emissões acumuladas de Gases do Efeito Estufa entre 2000 e 2018 traz dados estarrecedores: hoje, das dez cidades brasileiras que mais contribuem para a poluição do clima, sete estão na Amazônia. São Félix do Xingu, no Pará, é a campeã brasileira da fumaça, lançando cerca de 30 milhões de toneladas de GEE –quantidade 22 vezes maior que a média das emissões per capita no Brasil.

Por que cidades na Amazônia, com população menor, muito menos carros e número inferior de instalações fabris, estariam hoje emitindo mais GEE que grandes metrópoles? Por duas causas: desmatamento e pecuária. Das quase 30 milhões de toneladas de GEE lançadas em São Félix do Xingu, 25 milhões vieram do desmatamento acelerado e descontrolado na região. É muito dióxido de carbono (CO2) lançado na atmosfera! Dados do INPE mostram que só em 2019, o município paraense foi responsável por um terço de todo o desmatamento no bioma amazônico.

Para você que está se perguntando onde estão então as outras 5 milhões de toneladas de GEE, aqui lá vai: vieram do arroto no processo de digestão dos ruminantes, quando o capim digerido é parcialmente fermentado no estômago produzindo metano (CH4), um gás que contribuiu 25 vezes mais para o efeito estufa que o dióxido de carbono. São Félix possui hoje o maior rebanho do país, com 2,4 milhões de cabeças de bovino e uma população de 135 mil habitantes.

O Instituto Escolhas, que está com a campanha #NãoFinancieODesmatamento, questiona a concessão de recursos públicos como créditos, subsídios, seguro rural e anistias para desmatadores/poluidores, como os pecuaristas de São Félix. O instituto defende que “os recursos públicos concedidos ao setor da pecuária devem estar condicionados a exigências de compromissos e metas que tornem sua produção mais eficiente e sustentável, eliminando o desmatamento e melhorando a produtividade.”

Saiba mais:

Nova campanha do Escolhas alerta: desmatamento e dinheiro público já não podem caminhar juntos – https://bit.ly/31gLHRp

Municípios da Amazônia dominam emissões de carbono – Observatório do Clima: https://bit.ly/3D6JJ2H


@observatoriodoclima @institutoescolhas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *