Oi, eu sou o peixe-boi

Parece peixe, mas não é! O peixe-boi é um mamífero aquático que precisa subir à superfície para respirar. Depois do desmame, ele se alimenta basicamente de plantas aquáticas e algas. Suas principais atividades? Comer e dormir. Ele pode passar até 8 horas do dia comendo e, mais da metade, dormindo! Gosta de ficar na dele, flutuando tranquilamente, de “bubuia”.

Com mais de meia tonelada, o peixe-boi poderia até se chamar “peixe-elefante”, já que seu couro cinza e espesso também lembra esse outro grandalhão herbívoro. Dizem que ele tem boa memória e é um ótimo cantor! O Núcleo de Educação Ambiental da UFRPE chama o peixe-boi de “fofo-fauna” — porque, vamos combinar, eles são fofos demais, né?

Quando olhamos o mapa, vemos que o peixe-boi habita águas costeiras e estuarinas, assim como alguns rios e lagos. As espécies marinhas de peixe-boi das Américas podem ser encontradas desde a Flórida, passando pelas Antilhas e Caribe, até o nosso litoral, na altura de Sergipe.

Já o peixe-boi amazônico vive exclusivamente nas águas da bacia amazônica. Eles não se limitam ao Brasil: também são encontrados nas águas do Equador, Peru e Colômbia. Durante a época de cheia, eles preferem as florestas alagadas, e na seca, se deslocam para lagos e rios.

No Brasil, ele é protegido por lei desde a década de 1960. As principais ameaças que eles enfrentam são as colisões com embarcações, o assoreamento dos estuários e a poluição, que acaba destruindo as plantas aquáticas de que eles dependem.

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) tem a campanha “Lugar de Peixe-boi é na Natureza”. Filhotes crescidos em cativeiro devem, depois, serem reintroduzidos na natureza, onde eles realmente pertencem.

Saiba mais:

Peixe-boi – Núcleo de Educação Ambiental UFRPE: https://www.instagram.com/p/COgfhonL_SU/

Projeto Mamíferos Aquáticos da Amazônia: https://bit.ly/3AbmvI7

Campanha Lugar de Peixe-boi é na Natureza – INPA: https://bit.ly/3lkI8zt

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *