Peixe-boi é um mamífero aquático

Parece peixe, mas não é. O peixe-boi é um mamífero que vive na água e precisa ir à superfície para respirar. Depois do desmame, alimenta-se basicamente de plantas aquáticas e algas. Suas principais atividades são comer e dormir: fica até 8h comendo e mais da metade do dia dormindo. Gosta de ficar na dele, de bubuia. Pesando mais de meia tonelada, o peixe-boi está mais para peixe-elefante e seu couro cinza de espessura grossa também faz lembrar esse outro mamífero de porte grande que é herbívoro também. Dizem que também tem boa memória e é um bom cantor. O Núcleo de Educação Ambiental da UFRPE coloca o peixe-boi como representante da fofo-fauna, porque são fofos demais!

Pelo mapa, podemos ver que o peixe-boi habita águas costeiras e estuarinas, assim como alguns rios e lagos.

  1. As espécies de peixe-boi marinhas das Américas podem ser encontradas desde a Flórida, passando pelas Antilhas, Caribe e chegando até o nosso litoral, na altura de Sergipe.
  2. O peixe-boi amazônico vive apenas nas águas da bacia amazônica. Ultrapassam os limites do Brasil, sendo encontrados também nas águas amazônicas do Equador, Peru e Colômbia.  Na época de cheia, preferem as florestas alagadas. Na seca, vão para lagos ou rios.
  3. O peixe-boi africano é encontrado tanto no habitat costeiro/estuarino na costa africana do Atlântico, como na bacia do rio Niger na África Ocidental.

O peixe-boi hoje está em perigo no mundo todo. No Brasil, são protegidos por lei desde a década de 1960. Suas principais ameaças são colisão com embarcações, assoreamento de estuários e poluição, com perda de plantas aquáticas. Na Amazônia, a cheia histórica este ano agravou a situação dos peixes-boi e o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia/ INPA está com a campanha “Lugar de Peixe-boi é na natureza”, para que o instituto possa adotar medidas de manejo e cuidar de 10 filhotes que devem crescer em cativeiro para então serem reintroduzidos na natureza.

Saiba mais:

Peixe-boi – Núcleo de Educação Ambiental UFRPE: https://www.instagram.com/p/COgfhonL_SU/

Projeto Mamíferos Aquáticos da Amazônia: https://bit.ly/3AbmvI7

Campanha Lugar de Peixe-boi é na Natureza – INPA: https://bit.ly/3lkI8zt

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *