ArvoreÁgua

A Amazônia desempenha um papel fundamental no ciclo hidrológico através da “transpiração verde” e da “bomba-biótica”. A transpiração verde irriga a atmosfera com 20 bilhões de toneladas de vapor de água por dia; já a bomba-biótica suga a umidade do oceano para dentro do continente por criar uma pressão atmosférica mais baixa que a pressão oceânica. Essa baixa pressão atmosférica amazônica acontece justamente por causa da transpiração de todas as plantas vivas que, não importa se no período seco ou chuvoso, mantém o fluxo de vapor intenso sobre a floresta. 

Todos os seres vivos precisam de água, é uma demanda fisiológica vegetal e animal. Água é um direito vital indispensável para a sobrevivência e desenvolvimento de tudo e de todos. É também uma questão de saúde pública, uma demanda sociológica. De cada 4 trabalhos no mundo, 3 dependem de água para serem realizados. 

Sem água nada acontece, nada vive, tudo morre. Vamos cuidar das nossas florestas e dos nossos mananciais. O desmatamento contínuo da floresta tem causado uma redução drástica da transpiração amazônica e isso tem afetado a dinâmica de chuvas, prolongando a estação seca no resto do país. A nossa falta de cuidado com os rios também agrava a situação. Precisamos de uma nova política de cuidado com a água e com as florestas em pé.

Saiba mais:

“O Futuro Climático da Amazônia – Relatório de Avaliação Científica” – Antonio Nobre, INPE, 2014: https://goo.gl/bVZbkeDesenvolvimento da Água Mundial – ONU: http://goo.gl/fYOiej

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *