Hidrograma

Aprender a ler um hidrograma é importante para analisar a vazão da chuva em uma determinada área. No gráfico, vamos comparar o hidrograma em uma área florestada (linha verde) e em outra degradada (linha marrom), entendendo as diferenças no escoamento superficial direto e também no escoamento subterrâneo, a parte da água que infiltra no solo.

Numa chuva intensa, o hidrograma tem um pico (podendo ter mais de um pico se a intensidade da chuva variar abruptamente durante a duração da precipitação). O escoamento começa logo após o início de uma precipitação. Depois que para de chover, o escoamento superficial ainda segue por um tempo até o fim da lâmina d’água no solo.

Quando chove em área florestada, a vegetação aumenta a capacidade de infiltração da água no solo e cria obstáculos que diminuem a força da água em direção aos pontos mais baixos.

Quando chove em uma área degradada, a água não consegue infiltrar no solo nem escorrer pelas árvores. Como consequência, o escoamento superficial direto tem um volume maior e pode causar enxurradas e erosões.

Nas cidades também podemos ver as consequências da falta de área para infiltração natural. Ruas e calçadas impermeabilizadas criam condições para enchentes e alagamentos.

Saiba mais:


Conceitos de Hidrologia | Hidrograma – Hidromundo: https://bit.ly/3mrphDj
What is a hydrograph and why does it matter? – https://bit.ly/3cQbX8l

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *