Lixiviação

Em regiões onde o clima apresenta um período com chuvas muito intensas, como nas zonas equatorial e tropical, ocorre um processo natural em que a água transporta os nutrientes e minerais solúveis das camadas superiores para camadas mais profundas do solo. Este transporte de nutrientes e minerais solúveis é chamado de lixiviação. Por exemplo, sais como sulfatos, nitratos, fosfatos, carbonatos e cloretos podem ser dissolvidos pela água. Devido à presença de substâncias orgânicas, alguns minerais também podem formar complexos solúveis quando estão em contato com a água. O pH do solo desempenha um papel importante na solubilização de minerais. Solos ácidos podem aumentar a solubilidade de alguns minerais.

A remoção de vegetação nativa também pode contribuir para este problema, uma vez que, em solos descobertos, a velocidade de escoamento da água é muito maior. O relevo é um condicionante importante. Quando essa “lavagem” do solo é excessiva, ocorre um empobrecimento do solo, com evidente diminuição da fertilidade, além de contribuir para processos erosivos.

Outras duas palavras usadas por geólogos são eluviação e iluviação, que tem a ver com o transporte dessas partículas de camadas superiores do solo para camadas mais profundas. A camada que sofre remoção de partículas é onde ocorre a eluviação. Já a camada mais profunda que recebe e acumula os nutrientes e minerais transportados (normalmente o horizonte B) é onde ocorre o processo de iluviação.

Saiba mais:
O que é lixiviação? – Brasil Escola: https://bit.ly/3wC48PU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *