Mais de 390 mil mortes

390 mil mortes por Covid-19 no Brasil

Só este mês, morreram mais de 70 mil pessoas no Brasil por Covid-19. Ultrapassamos 390 mil mortes no último domingo e abril já é o mês mais mortal da epidemia.

A Covid19 é uma doença evitável. Quando o contágio está acelerado, é urgente adotar medidas de isolamento para que menos pessoas sejam infectadas. As vacinas, em paralelo, devem imunizar a população. No entanto, não tivemos vacina pra imunizar a população nos primeiros meses de 2021 porque só no ano passado foram recusadas 11 ofertas de vacinas: seis negativas à Coronavac (que o presidente chamava de vacina chinesa), três à vacina da Pfizer, duas ao consórcio da Covax Facility.

A postura negacionista marca Bolsonaro até agora. Ainda contra adoção de medidas restritivas quando necessário e minimizando a gravidade do vírus, o governo tem negligenciado o enfrentamento nacional à crise sem sequer ter promovido uma campanha de prevenção à doença e alertado para o risco de aglomerações. Pelo contrário, incentiva aglomerações ainda hoje.

Que a CPI da Covid seja correta em apontar responsabilidades e trazer medidas urgentes para combater a epidemia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.