Mais de 360 mil mortes

Ultrapassamos 360 mil mortes, Rio e São Paulo estão sem kit intubação e três capitais já estão sem nenhuma vacina. Quando o fechamento total é necessário? Quando a epidemia na cidade está fora de controle, sem leitos de UTI para atender novos casos e o número de mortes está crescente. No último ano, cidades do mundo todo já precisaram adotar medidas temporárias de restrição total quando a situação estava completamente fora de controle.

No Brasil, temos o exemplo de Araraquara. Em entrevista à rede BBC, o prefeito Edinho Silva (PT) explicou: “o lockdown é a última saída, quando você tem uma curva de contaminação altíssima como essa que enfrentamos no fim de janeiro e começo de fevereiro”.

Em 21 de fevereiro, Araraquara tinha 217 casos, com UTIs lotadas e sem saída. Como medida emergencial para evitar o colapso total do sistema de saúde, a prefeitura proibiu a circulação de pessoas por 10 dias. No fim de março, a população da cidade já colhia resultados do esforço coletivo: hoje Araraquara tem 60% dos leitos de UTI disponíveis.

Como está a epidemia na sua cidade? Como está a situação dos hospitais? Tem leito? Tem risco de falta de oxigênio ou de medicamentos para intubação? Sejamos conscientes e quando necessário, apoiemos medidas emergenciais que podem sim salvar vidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *