Apenas 100 empresas de combustíveis fósseis são responsáveis por 70% das emissões de gases de efeito estufa históricas de todo o planeta desde 1988. As 20 maiores petrolíferas e companhias de gás são responsáveis por um terço de toda essa emissão sozinhas!
Além disso, as petrolíferas estão associadas a uma série de outros danos ecológicos irreversíveis, como violações dos direitos humanos, crimes como a contaminação da água por fracking, perfuração de petróleo em pequenas comunidades, vazamentos e explosões em oleodutos. Elas também estão associadas a guerras.
Além das petrolíferas, temos a indústria de aviação, de frete, de automóveis e de embalagens plásticas. Todas ligadas ao petróleo e tentando manter o mundo no século passado. Para esconder tudo isso, esses setores pagam por uma máquina de negação climática. Com o trabalho dedicado de relações públicas e assessores de imprensa, além da atuação de muitos lobistas em governos, até agora têm conseguido manobras que estão nos levando a uma falha global no combate à crise climática.
O petróleo foi a energia dos anos 1900! O mundo já tem alternativas energéticas viáveis e escaláveis que causam muito menos impacto. O uso de energia limpa e uma transição gradual na matriz energética global é um fato e já está acontecendo. Mudanças estruturais são difíceis, mas sempre trazem inovação e ar fresco.
Queremos ações reais para conter as mudanças climáticas? Precisamos que os grandes poluidores do planeta sejam responsabilizados pelo estrago que causam e que parem de poluir.
Saiba mais:
“Big Oil Reality Check”: https://bit.ly/3fjynA0
“Just 100 companies responsible for 70% of global emissions, study says,” The Guardian, https://bit.ly/3kjF4Vz
“For Our Future, the Oil and Gas Industry Must Go Green” – The New York Times: https://nyti.ms/2WqXh5n