BECCS

BIOENERGIA COM CAPTURA E ARMAZENAMENTO DE CARBONO – BECCS – A Bioenergia com Captura e Armazenamento de Carbono (BECCS) é um processo de queima de biomassa em larga escala para geração de energia e depois, através de plantações florestais comerciais, retirar da atmosfera o excesso de dióxido de carbono produzido por essa atividade. 

Esta proposta também inclui a promoção de outras tecnologias mais artificiais de captura e armazenamento de carbono que, por meio de grandes dispositivos, visam absorver CO2 para reinjetá-lo no subsolo ou no fundo dos oceanos (ver geoengenharia). Portanto, é mais uma ferramenta, proposta pelas corporações em sua suposta luta contra a crise climática. 

Para as organizações que promovem a justiça climática, essa é uma distração arriscada, não validada, cara e perigosa que nos desvia da redução real, urgente e dramática das emissões necessárias para evitar a crise climática. 

As corporações de combustíveis fósseis fizeram um grande esforço para apresentar esta proposta como uma bala de prata no combate às mudanças climáticas simplesmente porque permite que elas continuem lucrando com a destruição de nossos ecossistemas e comunidades. Estas empresas, e os governos que as apoiam, apostam tudo para eliminar o CO2 com este tipo de geoengenharia, cuja eficácia está em interditada, ou com tecnologias imaturas e arriscadas, em vez de investir em energias limpas, ecológicas que favorecem a soberania energética, ou outras formas de limitar a produção de gases de efeito estufa, que é o que realmente é necessário para frear a emergência e a crise climática, como deixar os combustíveis fósseis no subsolo e frear o extrativismo predatório.

Baixe o Glossário da Justiça Climática:

bit.ly/GloJustClima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *