Mercado de carbono é calote climático

Mercado de carbono é história para boi dormir. Na historinha de faz de conta, ficaria tudo bem no mundo se os grandes poluidores comprassem créditos para cometer crimes ambientais. De maneira clara, trata-se de uma estratégia de desresponsabilização, que tenta embaralhar a responsabilidade dos grandes poluidores em reduzir suas emissões e a responsabilidade dos governos no mundo todo de fazerem cumprir suas leis nacionais para proteger suas florestas e populações. 

Os próprios causadores da crise climática que o planeta enfrenta hoje fingem encontrar um truque de mágica usando as mesmas armas que causaram o colapso climático. A dívida ambiental que os grandes poluidores têm com o planeta está na cara de todos e já é impagável. Como assim, ainda podem comprar créditos para cometer mais crimes? E o passivo ambiental geométrico acumulado? Trata-se de um calote climático! O mercado de carbono pretende negociar compensações, vendendo créditos de átomos invisíveis que não foram emitidos, para garantir aos grandes poluidores o suposto direito de continuar poluindo como de costume, adiando por mais um tempinho o que é inegociável, inegável e urgente: reduzir e eliminar suas emissões estratosféricas. 

As tais compensações não reduzem as concentrações atmosféricas globais de CO2, mas desviam a atenção dos emissores e dos governos para supostos projetos que de maneira nenhuma compensariam pelo crescimento das emissões e por todo estrago acumulado no planeta. Precisaríamos de dois planetas Terra para compensar as astronômicas emissões das petrolíferas e do agronegócio. O mundo não pode permitir que esses criminosos manipulem as negociações do clima mais uma vez, comprando um passe livre para destruir. Créditos futuros não trazem de volta nem toda vida já destruída no planeta, tampouco responsabiliza os culpados pelos crimes cometidos. 

Saiba mais: 

Perseguindo Unicórnios de Carbono: A Decepção dos Mercados de Carbono e do Net Zero – Amigos da Terra Internacional: https://bit.ly/3ByOeCv Grupo Carta de Belemhttps://www.instagram.com/grupocartadebelem/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *