Cerrado em estado de alerta

No Cerrado, a situação do desmatamento continua alarmante, com um aumento de 14,5% entre janeiro e abril de 2023. Os dados são do Deter, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), e revelam que a área que mais sofre com esses atos criminosos é justamente onde está acontecendo a expansão do agronegócio na fronteira agrícola conhecida como MaToPiBa (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). 

O monocultivo industrial tem destruído nascentes, rios, florestas, fauna e flora de todo o bioma. São mais de 20 milhões de hectares só ocupados pela soja para exportação, uma área maior que a Itália que arrasou com grande parte do bioma. Não é só a soja que exportamos, também nossa água. 

O Cerrado é a caixa d’água do Brasil, sendo o bioma responsável por nossa segurança hídrica do país e abrigar importantes bacias hidrográficas e os maiores reservatórios de abastecimento de água das grandes cidades.

Apesar do aumento do número de embargos de uso na área desmatada ilegalmente em 216% desde janeiro, com apreensão de produtos oriundos de infrações ambientais 

(maior em 210%), o agronegócio continua apostando na impunidade e em cortinas de fumaça culpabilizando outros pelos crimes que cometem. 

Saiba mais:

INPE – Desmatamento aumenta no Cerrado, Agência Brasil: https://bit.ly/3BqxdN9

“Destaques do mapeamento anual de cobertura e uso da terra entre 1985 a 2021”, Mapbiomas: https://bit.ly/3W7uBNC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *