Anta

A anta, o maior herbívoro da América do Sul, é um grande dispersor de sementes e tem preferência por andar por áreas degradadas e queimadas. Cumpre uma função essencial na recuperação natural de áreas desmatadas. Ela circula por vários lugares e por longas distâncias.

A partir da coleta de 163 fezes de antas, cientistas coletaram 130 mil sementes de 24 espécies. 130000 sementes em 163 fezes! A pesquisa foi divulgada pelo IPAM – Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia – na revista Biotropica.

“A vida na natureza desconhece concorrência e competição. A natureza e a agricultura giram nos princípios do amor incondicional e cooperação. Todos os seres nascem equipados para realizar suas tarefas e cumprir suas funções no macrossistema. A cotia trabalha, o sabiá trabalha, a formiga trabalha, os fungos trabalham, toda planta trabalha. As espécies fazem suas tarefas. A gente é equipado para isso também. Se olhássemos um pouquinho dentro de nós mesmos, saberíamos disso. A partir dessa descoberta, cada um age no seu potencial, é útil, é querido e vive muito melhor.” — Ernst Gotsch

Saiba mais:

“Fezes de antas podem regenerar florestas degradadas” – Estadão: http://bit.ly/2E8gocb

“A ética da natureza”, Ernst Götsch: http://bit.ly/2YEQrdE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *