Ação coletiva

Produção de lixo, poluição, emissão descontrolada, desmatamento, vazamentos, fome… Grandes poluidores conseguiram até agora carta branca para poluir e destruir sem serem responsabilizados pelos impactos que causam. Infiltrados nos governos no mundo todo, os interesses privados desses grandes grupos têm sido atendidos em detrimento do que realmente deve ser feito pelos governantes eleitos: cuidar da sociedade, diminuir a pobreza, proteger o meio ambiente e planejar o futuro. Pudemos ver a captura corporativa dessas grandes indústrias até mesmo na COP 26, que tinha como pauta a emergência climática atual. É preciso um novo cenário institucional que atenda os problemas sociais globais atuais e as preocupações humanas universais.

Entendemos a importância de ações individuais, mas elas não resolvem problemas estruturais. As opções pintadas com verniz verde oferecidas pela velha estrutura não são sustentáveis para o meio ambiente, muito menos para a maioria da população que passa fome. Lutar pela responsabilização jurídica desses grandes poluidores deve ser uma causa dos países, organismos internacionais e também uma luta coletiva de todos nós. 

As grandes mudanças da sociedade que marcam evoluções sociais surgiram assim: quando muitas crises simultâneas colocam em xeque as rachaduras, defeitos e fragilidades da antiga estrutura que já não fica em pé.

Quer fazer a diferença? Defenda sua comunidade e envolva-se na luta coletiva. Se essa pandemia nos ensinou uma coisa, é que dependemos uns dos outros e que todos precisamos lutar juntos. <3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *