Falésias

O professor Rodrigo Monteiro traz muitas aulas interessantes nas redes sociais. Como homenagem nos baseamos em uma aula dele sobre as falésias. <3

O professor explica que as falésias são paredões íngremes escarpados encontrados no litoral. O mar esculpe esses paredões e penhascos, com a força das ondas e das marés. Erosão marítima. Praias, restingas e tômbolos  (faixas de areia que ligam ilhas ao continente) são resultados diretos desse tipo de erosão. 

Esse tipo de acidente geográfico também pode acontecer nas margens dos rios, como podemos ver nos cânions e desfiladeiros esculpidos pela erosão fluvial.

No litoral do Brasil, do Amapá até o Rio temos falésias avermelhadas formadas de terrenos de arenito. Entre os pontos turísticos mais conhecidos, destaque para duas praias cearenses: o Morro Branco, a 80km de Fortaleza, com labirintos esculpidos pelo mar, e Canoa Quebrada, a 150km da capital, com um paredão antes da praia. No sul do país, Rodrigo conta que são formações de rochas ígneas e por isso temos falésias escuras.

Conheças as páginas do professor Rodrigo Monteiro:
Instagram – @biogeorodrigo
Facebook – @biogeomonteiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *