Grandes Poluidores tentam impedir mudança

Nova análise da Corporate Accountability, dos Amigos da Terra Internacional (FOEI) e da Coalizão Florestal Global (GFC) mostra que os maiores poluidores do mundo continuam enfraquecendo as iniciativas globais que deveriam evitar o colapso climático do planeta. Seguindo a lógica antiecológica do lucro acima da vida, elas trabalham para impedir a adoção de soluções reais e interferem nos países do mundo para que não coloquem em prática políticas públicas e planos em direção às mudanças necessárias.

“Isso deveria ser senso comum. Se você quer que uma iniciativa global ‘net zero’ seja algo além de uma lavagem verde da indústria, você não nomeia quem é quem das indústrias poluidoras e seus financiadores para ajudar a liderá-las e moldá-las ”, disse Rachel Rose Jackson, diretora de pesquisa climática e política da Corporate Accountability.

O estudo mostra como as petroleiras, o agronegócio e a indústria de agroquímicos, a indústria alimentícia de ultraprocessados estão impedindo a necessária ação climática. Esses Grandes Poluidores mascaram a realidade com a única intenção de continuar a poluir e criando brechas para não serem responsabilizados. Os países do Norte Global, onde esses Grandes Poluidores tem sede, também tentam se esquivar da responsabilidade que têm na crise civilizatória que enfrentamos.

Já são 50 anos de blablablá e inação. Foi na Conferência Mundial das Nações Unidas sobre Meio Ambiente em Estocolmo, em 1972, que o estudo do MIT “Os limites do crescimento” alertou pela primeira vez que a expansão destrutiva do capital não era sustentável. São décadas sem real mudança, discutindo uma tal de sustentabilidade que não se sustenta e iniciativas falsas recentes como Net Zero e Mercado de Carbono que não tocam no ponto principal da crise: é preciso mudar o sistema econômico atual que promove a produção e consumo sem limites, desencadeando e impulsionando a morte entrópica do planeta.

Saiba mais:

Conflicted Beyond Creditibility – Analysis of Big Polluter ties to prominent “net zero” initiatives: https://bit.ly/3FHHibX

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *