Rejeito de cobre contamina rio no México

Em agosto de 2014, um vazamento de rejeitos da terceira maior produtora de cobre do mundo, a Buenavista del Cobre (Grupo México), derramou 40 milhões de litros de uma solução tóxica com sulfato de cobre, chumbo e arsênio nos rios Sonora e Bacanuchi. O rejeito se espalhou pelo rio por mais de 250 km e afetou 22 mil pessoas de sete municípios do estado de Sonora (Arizpe, Banámichi, Huepac, San Felipe de Jesús, Aconchi, Baviácora e Ure), ao norte do México. 

Os comitês populares de Cuenca do Rio Sonora (CCRS) denunciam agora na campanha internacional #7anosDeImpunidade. A população exige 36 plantas de tratamento de água, instalação de rede de abastecimento em todas as comunidades atingidas e uma clínica de saúde com laboratório para atender e diagnosticar doenças associadas ao vazamento tóxico. Aguardam também pedidos apresentados à Procuradoria Federal de Proteção Ambiental para explicar a conclusão inexplicável sobre a investigação dos danos causados pela mineração e uma chamada urgente para a Comissão Nacional de Águas (Conagua) restaurar a qualidade da água para consumo humano. No dia 4 de outubro, encerra o prazo para divulgarem o diagnóstico da qualidade da água na região.   

Os pedidos são por justiça, indenização, reparação e não repetição. Nenhuma promessa do governo nem do Grupo México foi cumprida até hoje: milhares de pessoas seguem sem acesso à água potável, inclusive com poços contaminados, e sem atendimento médico. As doenças associadas à toxicidade ambiental explodiram. Com altos níveis de sulfato de cobre, arsênico e chumbo, a população está desenvolvendo problemas respiratórios, gastrointestinais, doenças de pele, doenças no sistema nervoso, entre outros. 

“Pelo direito de nossos filhos e filhas de viverem em um ambiente saudável para o seu desenvolvimento e bem-estar, pelo direito à saúde e acesso à água de qualidade de todas as comunidades do rio Sonora dizemos:
¡Basta de #7añosDeImpunidad!
¡Reparación del daño!
¡Garantía de no repetición!
¡Agua limpia para el Río Sonora! 

Saiba mais: 

Cronologia da Impunidade – Vazamento de Sulfato de Cobre no México: https://bit.ly/3kNrXvL 

Vazamento Grupo México: https://bit.ly/3kIReqD 

Ações do Rio Sonora: https://bit.ly/3AQl6Hl

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *