Rizoma

Rizoma é um desenvolvimento caulinar geralmente subterrâneo –com nós, entrenós e gemas– de onde surgem brotos aéreos foliosos ou florísticos e raízes. O rizoma se dispõe paralelo ao solo. É diferente de uma raiz que não possui nós/entrenós/gemas.

A cúrcuma, o gengibre, o bambu, a bananeira são todas plantas com caule do tipo rizoma que achamos que são raízes. Nesses rizomas podemos ver claramente os nós (que parecem cicatrizes) e os brotos que surgem deles. Dos brotos, emergem para o ambiente aéreo os pseudocaules, compostos por bainhas foliares enroladas entre si. Esses pseudocaules sustentem as flores e até frutos, como no caso da bananeira. Os rizomas são ricos em reservas e, geralmente, apresentam consistência herbácea carnosa.

O filósofo francês Gilles Deleuze adotou o termo rizoma, inspirado na botânica, e trouxe o conceito de conhecimento descentralizado, sendo hoje um termo adotado também pelas ciências da informação e biblioteconomia na organização, classificação e recuperação de informações.

Saiba mais:

Caule – Esalq/USP: https://bit.ly/3eosCTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *