Matas ciliares

As matas ciliares são Áreas de Preservação Permanente (APP) porque protegem as águas dos rios e riachos, lagoas e lagos, olhos d’água e nascentes. Também conhecidas como matas de várzea, essas faixas verdes funcionam como filtro anti-poluição, melhoram a qualidade da água, ajudam na infiltração das chuvas, evitam enchentes, garantem a estabilidade geológica, impedem o assoreamento, protegem a biodiversidade, são refúgios/berçários para muitas espécies, salvaguardam o fluxo gênico de fauna e flora e, também, asseguram o bem-estar das populações humanas.

Quando rios, lagos e áreas de nascente perdem suas matas ciliares, além de receberem toda contaminação e poluição geradas por nós, sofrem com o processo de erosão e assoreamento. O assoreamento leva à morte de um rio.

Todos os corpos d’água devem possuir suas proteções naturais! É preciso fiscalizar e punir propriedades rurais que estão destruindo APPs, fiscalizar e punir indústrias poluidoras, assim como proibir ocupações irregulares e projetos de moradia em áreas de mananciais! As cidades também precisam urgentemente recuperar matas ciliares de rios urbanos para evitar que a poluição das ruas vá direto para o rio.

Centenas de municípios brasileiros já enfrentam crise hídrica porque não cuidaram de seus rios e mananciais. A natureza dá alertas antes de entrar em parafuso. Não espere faltar água na torneira de casa para defender os rios.

Saiba mais:
Recuperação de Matas Ciliares: https://bit.ly/3Jmiiai

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *