TI Yanomami sob ataque

Situação fora de controle na TI Yanomami. Essa semana, recebemos notícias de tiroteios de garimpeiros contra aldeias, assassinatos e até tentativa de estupro.

No dia 10, sete barcos de garimpeiros chegaram na comunidade indígena Palimiu e iniciaram um tiroteio que durou meia hora. Foi enviado um ofício de socorro ao MPF, à Polícia Federal, à Funai e ao Exército.

A ousadia dos garimpeiros é tanta, que no dia seguinte, a “facção” disparou contra equipe de policiais federais. Há cerca de 20 mil garimpeiros dentro da Terra Indígena Yanomami.

Para piorar, o Exército e a Funai parecem estar agindo contra indígenas. No início do mês, dia 2 de maio, associações Yanomami alertaram em carta ao MPF que Exército teria entrado armado e ameaçado atirar de fuzil sem autorização das lideranças. Em carta, indígenas pedem saída do comandante do 5º Pelotão Especial de Fronteira.

Saiba mais:

TIROTEIO DIA 11 – “Após ataque a yanomamis, garimpeiros atiram em policiais federais em RR”, Folha, 12/05/21:https://bit.ly/33GTKVj
TIROTEIO DIA 10 – “Tiroteio entre yanomamis e garimpeiros deixa 3 mortos em Roraima” – Folha, 12/05/21: https://bit.ly/3w9ibaa
DENÚNCIA DIA 2 – “Yanomamis acusam pelotão do Exército de truculência” – Folha, 12/05/21: https://bit.ly/3tN7AA6

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *