PARNA Serra do Divisor

PARNA Serra do Divisor

Querem dividir a área de proteção integral com maior biodiversidade do país para construir uma estrada? Mesmo sem estudo de impacto (fragmentar florestas), de viabilidade técnica, e também sem qualquer consulta aos povos originários que habitam dentro e fora do parque, já estão derrubando quilómetros de floresta densa. Desde o ano passado, Ricardo Salles, o então chanceler Ernesto Araújo e Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional) já estiveram na região. Bolsonaro já defendeu tal estrada até em live no Facebook.

Os indígenas Nukiní e Nawa pedem a demarcação de suas terras no interior do Parque Nacional da Serra do Divisor, na bacia do rio Juruá, há mais de duas décadas. Povos isolados também habitam no alto Juruá, uma região de relevância socioambiental para os povos indígenas do Brasil e do Peru. Em reportagem da Folha, o cacique Joel do povo Puyanawa declarou: “O entorno da nossa terra já está todo comprometido. Já sabemos o prejuízo que as invasões causam. Os brancos vivem caçando na nossa terra, e as instituições ambientais não têm uma política para impedir. Imagina uma rodovia. Quantos milhões de pessoas vão transitar? Vai aumentar o agronegócio? Vai. Mas a nossa sobrevivência não está no agronegócio”.

O PARNA Serra do Divisor é uma das unidades de conservação com mais biodiversidade no país: são mais de 1150 espécies de plantas, além de termos a responsabilidade de cuidar de animais endêmicos, que só existem lá. A área de proteção fica na fronteira com o Peru e tem 837 mil hectares. Por apresentar a transição entre a fauna e flora dos Andes e da Amazônia, o cientista Carlos Peres da Universidade de East Anglia (Reino Unido) diz que é um “absurdo para qualquer país jogar fora o seu parque mais biodiverso”. A região é um divisor de águas das bacias hidrográficas do Rio Ucayalli e do Rio Juruá.

Saiba mais:

“Ressuscitada por Bolsonaro, rodovia ameaça região de maior biodiversidade do Brasil” – Folha de S.Paulo: https://bit.ly/32MkcfI;
“Projeto de lei propõe extinção de parque nacional no Acre” – Folha de S. Paulo, 25/01/2020: http://bit.ly/2U1AyxD

#PARNASerradoDivisor #Peru #Andes #Acre
#povosIndígenas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.