Oi, eu sou a jabuticabeira

Endêmica do Brasil, a jabuticabeira, jaboticabeira ou “árvore de uvas brasileiras”, é conhecida internacionalmente por seu nome científico: 𝘗𝘭𝘪𝘯𝘪𝘢 𝘤𝘢𝘶𝘭𝘪𝘧𝘭𝘰𝘳𝘢. Em tupi-guarani, jabuticaba pode significar fruta de jabuti ou sebo de jabuti, porque os jabutis adoram seu fruto. Nativa da Mata Atlântica e pertencente à família Myrtaceae (do grego, myrtos, “perfume”), é uma espécie bastante aromática e rica em óleos essenciais. Na mesma família, aqui no Brasil, encontramos outras frutíferas como a pitanga, a goiaba, os araçás, o jambo e o cambuí.

A árvore pode atingir até 8 metros de altura e tem o tronco claro, manchado, liso, com até 40 cm de diâmetro. Suas folhas são simples, com ápice acuminado e base arredondada. A copa é densa, ramifica-se desde a base e tem formato de taça. Suas flores brancas emergem do tronco e galhos, assim como seus frutos arredondados, o que na botânica é descrito como inflorescência caulinar de fruto globoso. A casca fina, firme e brilhante, com mudança de verde para roxo-escuro ou preto durante o amadurecimento, guarda uma polpa branca, translúcida, gelatinosa, com sabor agradável agridoce.

Os frutos são consumidos in natura, mas também despolpados para sucos, geleias, licores, sorvetes e vinhos. Na medicina dos povos tradicionais e também na farmacinha popular, todas as partes da planta são utilizadas: folhas, cascas, troncos/galhos e frutos.

Uma revisão de todas as pesquisas e publicações sobre a espécie nos bancos de dados científicos Scielo, Science Direct, CAPES e PubMed durante 2011 e 2023 encontrou 1.831 artigos, dos quais 63 abordaram suas atividades biológicas e potencial farmacológico. Além da alimentação, há muitos estudos sobre suas propriedades antioxidantes, fotoprotetoras, anti-inflamatórias, cicatrizantes, antitumorais, antidiarreicas, antidiabéticas, antiobesidade, antiparasitárias e leishmanicidas.

Saiba mais:
Fabril, Rodrigo et al. Jabuticaba (Plinia cauliflora): Uma Revisão de Literatura Sobre Sua Composição Química e Atividades Biológicas –
DOI: https://10.25061/2527-2675/ReBraM/2024.v27i1Supl.2159
Jabuticaba in Horto Didático de Plantas Medicinais do HU/CCS da UFSC: https://hortodidatico.ufsc.br/jabuticaba/
Plinia in Flora do Brasil 2020. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. (https://floradobrasil2020.jbrj.gov.br/FB10832
Colecionando Frutas – Jabuticaba: https://www.colecionandofrutas.com.br/myrciariacauliflora.htm
Vida longa à árvore ícone da cadeira 22 da Academia Paulista de Letras – Djamila Ribeiro/ Folha de S.Paulo: https://bit.ly/3Wsd6JT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *