Ciência cidadã

A comunidade global de naturalistas amadores e cientistas iNaturalist.org vem documentando a diversidade biológica de plantas e animais no planeta. Já são mais de 427 mil espécies observadas nas 138 milhões de observações feitas por mais de 6,3 milhões de pessoas cadastradas no mundo todo.

A iniciativa é da National Geographic Society em parceria com a Academia de Ciências da Califórnia e visa promover o conhecimento e a conservação da biodiversidade, bem como incentivar a participação ativa de pessoas interessadas em contribuir para a ciência.

Os projetos de ciência cidadã são abertos para as pessoas cadastradas, que podem se envolver em pesquisas e monitoramentos específicos, contribuindo com dados para estudos científicos. Os dados coletados pela plataforma são usados por cientistas e pesquisadores para entender melhor a distribuição geográfica das espécies, mudanças ambientais, padrões de migração e outros aspectos da ecologia e biodiversidade.

A comunidade do iNaturalist é engajada em ajudar na identificação das espécies. Outros usuários podem oferecer sugestões de identificação com base nas informações fornecidas. Além disso, o iNaturalist usa técnicas de aprendizado de máquina e inteligência artificial para auxiliar na identificação automática das espécies.

Saiba mais:
iNaturalist.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *