Vamos conhecer o funcionamento e as diferentes camadas e tecidos de um tronco de uma árvore, o principal eixo vertical que sustenta os galhos, folhas e frutos.
⎻ Medula: Este é o tecido central no interior do tronco da árvore. Geralmente é composta por células mortas e desempenha um papel na sustentação e no transporte de água e nutrientes em algumas espécies.
⎻ Cerne: É a parte mais interna do tronco da árvore, composta por células antigas e lenhosas que já funcionaram como alburno, mas que agora tem a função de sustentação da árvore.
⎻ Alburno: O alburno é a camada de madeira localizada entre o cerne e a casca. Ele é composto por células vivas e ativas que transportam a seiva bruta (água e nutrientes) das raízes para toda a planta.
⎻ Câmbio: Esta é uma camada de tecido localizada entre o alburno e a casca interna, responsável pelo crescimento em espessura do tronco da árvore, produzindo novo xilema (lenho) para dentro e novo floema (casca interna) para fora.
⎻ Casca interna: Esta é a camada mais próxima ao câmbio, também conhecida como floema interno. É responsável pelo transporte de nutrientes produzidos pelas folhas durante a fotossíntese para outras partes da árvore, chegando nos frutos até as raízes.
— Casca externa (ritidoma): proteção da casca interna por onde passa o floema, do câmbio e do alburno por onde passa o xilema.