Operação contra fazendas ilegais de gado

[PARÁ COM LEI] Força-tarefa do governo federal chega com tudo contra fazendas ilegais de gado no sudeste do Pará, na região de Altamira, na cidade de Senador José Porfírio. Essa é a maior operação já realizada pelo IBAMA com apoio da Força Nacional e da Agência de Defesa Agropecuária do Pará para retirar 21 rebanhos clandestinos com cerca de 5 mil cabeças de gado colocadas em terras públicas de maneira criminosa, no caso, dentro da Terra Indígena Ituna/Itatá onde vivem povos isolados.

Desde os anos 70, os isolados do Igarapé Ipiaçava foram avistados por sertanistas e outros povos originários. Em 2011, a Funai limitou o acesso ao território só para pessoas autorizadas. Até então, toda a área era de floresta nativa preservada.

Entre 2019-2022, no entanto, o território sofreu seguidas invasões ilegal por grileiros e criminosos. A área ficou entre as mais desmatadas do país. Só em 2019, foram mais de 120 quilometros quadrados arrasados e os criminosos ainda tiveram a cara-de-pau de registrar o roubo a céu aberto no Cadastro Ambiental Rural (CAR), com o objetivo de “esquentar” a posse ilegal.

A operação do governo federal contra o crime organizado no Pará já ganhou destaque no jornal britânico The Guardian que acompanha a cobertura espetacular do Sumaúma, plataforma de jornalismo com sede em Altamira que faz cobertura de assuntos amazônicos em português, inglês e espanhol. Em intensa atividade há um ano, o Sumaúma brilha sob o comando dos jornalistas Eliane Brum e Jonathan Watts com a missão de amazonizar o mundo. A cobertura desta operação do IBAMA é do repórter Rafael Moro Martins, que narra cada movimento em uma cobertura diária.

Saiba mais:
Sumaúma – Pontes destruídas, incêndios criminosos e ameaças de morte: a batalha do Ibama para fazer cumprir a lei na Amazônia – 06/09/23: https://bit.ly/45E1k1i
The Guardian – Brazil launches biggest ever operation against illegal cattle farms in Amazon: https://bit.ly/3Z53gxk

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *