Em vez de priorizar os países e comunidades que estão na linha de frente da crise climática, a #COP29 deu mais espaço aos #GrandesPoluidores do que aos representantes das dez nações mais vulneráveis do mundo. Isso precisa mudar. Os eventos globais para discutir como mitigar a crise climática devem proibir a participação dos grandes poluidores #ForaPoluidores. A participação dos causadores da crise é como colocar uma raposa para tomar conta do galinheiro!
Dados levantados pela coalizão internacional #KickBigPollutersOut (KBPO):
– Mais de 1.700 lobistas de combustíveis fósseis estão participando da COP29 – um número que só perde para as delegações de países como Azerbaijão (anfitrião da COP29), Brasil (que sediará a COP30) e Turquia. É sério: há mais lobistas de combustíveis fósseis do que delegados de todas as dez nações mais vulneráveis combinadas!
– Esses grandes poluidores estão usando o evento para empurrar suas agendas corporativas e manter o mundo dependente de combustíveis fósseis. Isso acontece à custa das comunidades mais impactadas pela crise climática, que têm suas vozes silenciadas enquanto enfrentam problemas que não causaram.
– E pior: essas empresas, como Chevron, ExxonMobil, BP, Shell e Eni, também estão envolvidas em tragédias humanitárias. Elas literalmente abastecem a máquina de guerra de Israel, que perpetua o genocídio do povo palestino. Enquanto promovem lucros, destroem vidas.
– Muitos desses lobistas entram na COP29 representando grupos comerciais de combustíveis fósseis. Por exemplo, a IETA, com sede em Genebra, levou 116 pessoas, incluindo representantes da Shell e TotalEnergies. Esse é só mais um exemplo de como a indústria atrasa ações climáticas reais.
– Enquanto isso, comunidades do Sul Global enfrentam perigos e riscos de vida que não causaram. Isso é ético? Não. É sustentável? Também não.
– A COP29 deveria ser um momento de reinicialização. É hora de construir um novo modelo de ação climática que funcione para as pessoas e não para os grandes poluidores. Um modelo que restaure a natureza em vez de destruí-la.
Saiba mais:
Kick Big Polluters Out: https://kickbigpollutersout.org