Mudanças Climáticas

Nas palavras do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, a “bomba-relógio climática já está acionada”. Em março, o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) divulgou o Sexto Relatório de Avaliação (AR6) com uma síntese de toda ciência climática mais recente. Cientistas mostram um momento sóbrio de acerto de contas – talvez nossa última oportunidade de evitar uma catástrofe climática total.

A América Latina é uma região que já enfrenta desafios significativos relacionados às mudanças climáticas. Entre os impactos mais preocupantes estão o aumento das temperaturas, eventos extremos como secas, inundações e tempestades, aumento do nível do mar e perda de biodiversidade. Já sentimos as consequências diretas no aumento de desabrigados do clima, na saúde das pessoas, na produção de alimentos e no abastecimento de água.

Os governos do Brasil e dos países latinos sabem da urgência em implementar políticas públicas que promovam a redução das emissões de gases de efeito estufa e a adaptação aos impactos das mudanças climáticas. No entanto, interesses de grupos políticos negacionistas, grandes poluidores e do mercado financeiro têm afetado a capacidade de resposta de toda a região.

Precisamos combater a desinformação e aumentar a compreensão pública sobre a questão climática, para que setores econômicos parem de impor suas agendas em primeiro lugar, colocando em risco a saúde e a vida.

Saiba mais:
“10 conclusões do Relatório do IPCC sobre Mudanças Climáticas de 2023” – WRI Brasil: https://www.wribrasil.org.br/noticias/10-conclusoes-do-relatorio-do-ipcc-sobre-mudancas-climaticas-de-2023
Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, “Sexto Relatório de Avaliação”, março de 2023,https://www.ipcc.ch/assessment-report/ar6/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *