Sensação térmica

Muitas vezes sentimos que está muito mais calor ou muito mais frio que a temperatura marcada nos termômetros. Por que existe essa diferença entre temperatura real e a sensação térmica percebida por cada um de nós?

FATORES EXTERNOS QUE FAZEM PARECER MAIS OU MENOS QUENTE: umidade do ar, vento, radiação solar

Quanto mais vapor de água no ar, mais lenta é a evaporação do nosso suor. Ou seja, em condições de alta umidade, sentimos que estamos com mais calor porque o suor não evapora. Já quando a umidade é baixa (em climas mais secos como o de Brasília), acontece uma evaporação do suor mais rápida e por isso não percebemos o quanto o nosso corpo está suando.

A velocidade do vento também afeta nossa sensação térmica. Quem já saiu da água com o corpo molhado e sentiu frio? Quando está ventando, a água na superfície da pele evapora mais rapidamente e retira mais calor do corpo, resultando em uma sensação de frio mais intensa.

A radiação solar direta também afeta nossa sensação de calor. Num dia nublado, sentimos menos calor que num dia de céu aberto, mesmo que esteja marcando no termômetro a mesma temperatura.

RESPOSTA DO CORPO HUMANO À SENSAÇÃO DE CALOR
Quando está muito quente, nosso sistema nervoso adota medidas preventivas para evitar o superaquecimento interno do corpo: (1) envia sinais para nossas glândulas produzirem suor (composto por água e eletrólitos) uma vez que a evaporação do suor da superfície da pele ajuda a resfriar o corpo; (2) estimula a vasodilatação para aumentar o fluxo sanguíneo na pele e facilitar a transferência de calor do corpo.

A sensação térmica é como a temperatura é sentida pelos nossos termorreceptores localizados na derme.

Com o calorão que anda fazendo, é importante tomar cuidados para manter nosso corpo hidratado porque perdemos mais água. A desidratação afeta o equilíbrio dos fluidos e eletrólitos no corpo, podendo causar náusea, dor de cabeça, queda de pressão, taquicardia, inchaço dos tornozelos, cansaço e fraqueza. Beba água antes de sentir sede! Também devemos dar preferência aos caminhos sombreados e usar roupas leves.

Saiba mais:
O que acontece com o corpo sob temperaturas extremas – BBC: https://bit.ly/48DFJHD
Sensação térmica – Brasil Escola: https://bit.ly/48IBJ92

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *