A árvore que pode ajudar na pandemia

A casca da árvore chilena <Quillaja saponaria> guarda compostos que podem aumentar a reação imunológica do corpo às vacinas. Essa é uma descoberta da vacina Nonavax, que já tem liberação da União Europeia e dos Estados Unidos. 

Quantas outras substâncias e curas a natureza guarda e a gente ainda não descobriu? Para citar outros exemplos: tem uma rã na Amazônia que faz uma espuma que inspirou tecnologias de sequestro de carbono; as plantas, que sintetizam a energia do sol transformando em energia, têm inspirado o modelo de novas células solares mais baratas que os painéis a base de silício. 

Temos mais 55 mil espécies nativas distribuídas pela Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pantanal e Pampas. A indústria farmacêutica e de cosméticos estão agora atentas às suas propriedades medicinais, mas os povos tradicionais indígenas, raizeiros e ribeirinhos têm passado esse conhecimento de cada região de geração para geração, por via oral, nos últimos 300 anos.

A Amazônia precisa de cientistas estudando a riqueza biológica e os conhecimentos tradicionais locais, com centros de pesquisa de ponta espalhados na floresta. 

Saiba mais:

The tree that could help stop the pandemic – Science/The Atlantic: https://bit.ly/34KSPHe

Land-use and climate change risks in the Amazon and the need of a novel sustainable development paradigm, de Carlos Nobre, Proceeding of the National Academy of Sciences: https://bit.ly/3BbPmgP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *