RS com água contaminada

Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul constatou que a água potável de Porto Alegre, Viamão, Passo Fundo e Capão do Leão está contaminada com protozoários e hormônios sintéticos devido à falta de tratamento adequado do esgoto.

Os protozoários encontrados são Giardia e Cryptosporidium, ligados à produção pecuária. Estes microorganismos causam doenças intestinais na população. Já o hormônio encontrado é o estrogênio sintético 17α-etinilestradiol, principal componente utilizado em formulações de contraceptivos orais. O consumo deste hormônio em excesso pode causar câncer.

Luciano Zini, engenheiro químico responsável pela pesquisa, explicou que os protozoários são muito resistentes e não são eliminados no tratamento convencional da água. “A filtração é um método eficiente, mas a maioria dos reservatórios faz ela com camada simples, quando a dupla é a norma”.

Já em relação aos hormônios, o problema é que são lançados no meio ambiente pela descarga do esgoto doméstico e efluentes não tratados. Alguns pontos apresentaram uma concentração mais de 260 mil vezes acima do valor guia.

Zini calculou os valores guias em 61 parâmetros químicos não listados no padrão brasileiro de potabilidade. Esses valores poderão ser usados como referência para avaliar a potabilidade da água.

Saiba mais:

Pesquisa descobre níveis elevados de contaminação por protozoários nas águas do RS – UFRGS: https://bit.ly/3utK6nz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *