Primavesi

“Se o solo tropical possui 20 milhões de fungos e bactérias por cm3, é de se supor que tenham um papel muito importante”. A microvida e bioestrutura do solo, com mobilização e reposição de nutrientes, é fundamental nos processos biológicos, físicos e químicos no sistema solo-planta de cada bioma. 

Esses seres vivos, a maioria invisível a olho nu, permitem que haja circulação de nutrientes, água e ar para as raízes das plantas:

👾 as bactérias fixam nitrogênio atmosférico e exercem importante função na decomposição da matéria orgânica e ciclagem de nutrientes;

✴ os protozoários, uma das formas mais primitivas de vida no solo, são controladores da densidade populacional de bactérias;

🍄 os fungos atuam em formação de relações simbióticas mutualísticas (micorrizas) e têm efeito no crescimento das plantas (aumento de absorção do fósforo e outros elementos, de água e fixação de nitrogênio);

🐛 as minhocas, que fazem um “arado natural” e ajudam a decompor material orgânico, transformando-o em nutrientes para solo.

Quando a terra é compactada por máquinas pesadas e envenenada com agrotóxicos, o solo fica fraco, doente e dependente de insumos externos. 

Como diria Ana Maria Primavesi, precisamos vivificar o solo. Este é o caminho para potencializar a mobilização de nutrientes, a expansão das raízes e a saúde de todas as plantas. 

Primavesi apresentava e defendia em seus livros, manuais para agricultores, aulas em universidades e dezenas de publicações científicas, a base da agricultura saudável acessível para todos. 

Hoje é referência obrigatória para quem trabalha com agroecologia, agricultura orgânica e ciências agrárias. Por espalhar tanto conhecimento, deixamos aqui nossa homenagem a essa supermulher.  ❤

Livros:

“Manejo Ecológico do Solo: A Agricultura em regiões tropicais”

“Manejo Ecológico de Pragas e Doenças: Técnicas Alternativas para A Produção Agropecuária e Defesa do Meio Ambiente”

“Manejo Ecológico de Pastagens em regiões Tropicais e Subtropicais”

“Algumas plantas indicadoras – como reconhecer os problemas do solo”

“Agricultura sustentável: manual do produtor rural”

“Pergunte ao Solo e às Raízes – Uma Análise do Solo Tropical e mais de 70 casos resolvidos pela Agroecologia”

“Manual do Solo: solo sadio, planta sadia, ser humano sadio”

“A Convenção dos Ventos – Agroecologia em Contos”

“Histórias de vida e Agroecologia”

“A biocenose do solo na produção vegetal”

 Saiba mais:

“O Solo” – Dra Ana Primavesi: http://goo.gl/vL7sES

“Guia Prático de Biologia do Solo”: http://goo.gl/JVdzzm

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *