Garimpo ilegal nos leitos dos rios da Amazônia

dragas bombardeio os rios com mercúrio, cianeto e arsênio

O garimpo ilegal de ouro no leito dos rios da Amazônia é feito com dragas. Em balsas equipadas, garimpeiros ilegais (leia: criminosos fora da lei) remexem o fundo do rio para saquear ouro em plena luz do dia. As dragas são ilegais, o mercúrio é contrabandeado, mas nada disso é invisível: os rios são as rotas de passagem na Amazônia. Se todo mundo vê, por que a fiscalização não consegue ver?

O método é perigoso e altamente poluente. Mercúrio no ar, nas águas, na fauna e flora aquática, na alimentação, no corpo humano. Os rios na Amazônia estão sendo bombardeados com mercúrio, cianeto e arsênio. O problema não é de hoje, mas agora a situação está totalmente fora de controle.

Por ser altamente tóxico e causar danos irreversíveis à saúde e ao meio ambiente, a Convenção de Minamata (da qual o Brasil é signatário) limita o uso do mercúrio no mundo. Acontece que o atual governo tem ignorado tudo isso e incentivado criminosos a destruírem não só nossas florestas, como nossos rios.

Saiba mais:

Dragas atracam no Rio Madeira e Ipaam apura garimpo ilegal; Greenpeace contabiliza 300 embarcações – G1: https://glo.bo/3xks46m

Anvisa proíbe mercúrio, 02/01/19: http://bit.ly/3rPF3cA

Convenção de Minamata sobre Mercúrio – WWF: http://bit.ly/2NmsKW2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *