Barões da água

Série de reportagens da Folha de São Paulo mostra parentes de deputados do Centrão (PP, União Brasil, Republicanos e PL) agindo como “Barões da água” no semiárido. A crise hídrica no Nordeste será tema de disputa eleitoral e, para estremecer o apoio à esquerda da região, os apadrinhados estão chegando com poços, caixa d’agua e caminhões. Na sequência, empacotam pequenas cidades com grandes peças publicitárias que mostram fotos deles ao lado dos parlamentares. Propaganda política desde já para garantir votos nas eleições municipais do ano que vem.

Os gastos foram feitos com emendas do relator, uma verba de bilhões que Bolsonaro deu durante dois anos à Câmara em troca de favores. Ficou conhecido como “orçamento secreto” e o problema é que o tal orçamento bilionário é dinheiro público que estava sendo usado sem critério técnico, qualquer planejamento integrado, transparência e acesso à informação. Em dezembro do ano passado, o orçamento secreto foi derrubado e emendas do relator não podem mais ser usadas para distribuir verbas segundo os interesses pessoais dos parlamentares.

Agora, cabe ao TSE investigar os Barões da Água. A Justiça Eleitoral já foi provocada, mas ainda não tem respondido com a velocidade necessária.

Saiba mais:
‘Barões da água’ largam em vantagem para eleger aliados prefeitos em 2024 – Folha de S. Paulo, 22/10/23: https://bit.ly/3tKdVlj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *