Gás fóssil é energia suja – Coalizão Energia Limpa

A Coalizão Energia Limpa reúne o Observatório da Mineração, o ClimaInfo e dezenas de outras organizações na América Latina para defender uma transição energética verdadeira, sustentável e justa. Isso inclui, entre outras coisas, esclarecer para a opinião pública que o gás é energia fóssil e de alto impacto, sendo extraído de formações de xisto por meio do fracking. Essa classificação de “sustentável” é enganosa e desvia investimentos que deveriam impulsionar soluções renováveis.

Os impactos da extração de gás fóssil podem ser sentidos em todo mundo. Na Argentina, a exploração através do fraturamento hidráulico (fracking) vem devastando comunidades indígenas Mapuche na Patagônia. A contaminação dos recursos hídricos ameaça famílias que vivem ancestralmente na região, enquanto a expansão dessas indústrias avança à custa de violações de direitos territoriais e repressão às populações locais. O lobby da indústria do gás se alia a interesses políticos para ignorar os impactos e empurrar goela abaixo um modelo energético que favorece grandes corporações.

Manter o gás como parte da matriz energética significa adiar a transição! Como é composto majoritariamente por metano, um gás de efeito estufa muito mais potente que o CO₂, seus vazamentos agravam drasticamente as mudanças climáticas. O impacto socioambiental da exploração de gás é inegável, mas os custos ocultos seguem sendo mascarados pelos interesses econômicos. Projetos são apresentados como viáveis, mas, na prática, os custos reais recaem sobre a sociedade e o meio ambiente. O governo “paga a conta” para as empresas faturarem com o fraturamento do planeta!

Já existe tecnologia para substituir o gás e todo combustível fóssil. O problema não é técnico, mas de corrupção provocada pelo mercado e político. A Coalizão Energia Limpa denuncia o papel do mercado do gás no bloqueio da transição energética. Os interesses econômicos da indústria não podem continuar pesando mais do que a urgência climática. Monitorar os fluxos de financiamento e expor as falhas regulatórias dessa cadeia é essencial. O tempo do gás já passou.

Saiba mais:
Coalizão Energia Limpa: https://coalizaoenergialimpa.org
GÜRSAN, C.; DE GOOYERT, V. The systemic impact of a transition fuel: Does natural gas help or hinder the energy transition?. Renewable and Sustainable Energy Reviews, v. 138, p. 110552, 2021. ISSN 1364-0321. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1364032120308364. DOI: 10.1016/j.rser.2020.110552.
Extração de gás na Argentina causa problema ambiental, denunciam povos indígenas – Arayara: https://arayara.org/extracao-de-gas-na-argentina-causa-problema-ambiental-denunciam-povos-indigenas/
Carbajal, Alejandra López; Larraín, Sara. Insistir en el gas como combustible para la transición energética es un error. El Pais, 2024: https://elpais.com/opinion/2024-09-04/insistir-en-el-gas-como-combustible-para-la-transicion-energetica-es-un-error.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *