Em busca da raia-chita na Ilha Anchieta

Venha ouvir o podcast Sinal de Vida, com os biólogos Gabi Longo e Lucas Andrade, e descubra mais sobre a raia-chita (𝐴𝑒𝑡𝑜𝑏𝑎𝑡𝑢𝑠 𝑛𝑎𝑟𝑖𝑛𝑎𝑟𝑖) em uma jornada científica repleta de histórias incríveis e muita pesquisa no Parque Estadual da Ilha Anchieta. São seis episódios fascinantes. O projeto de divulgação científica faz parte do Alô, Ciência e foi apoiado pelo Instituto Serrapilheira.

A raia que Gabi e Lucas foram pesquisar possui dorso cinza-azulado, pintado com manchas e anéis brancos. Seu ventre é branco, e sua boca, localizada na parte inferior da cabeça, é repleta de dentes serrilhados, semelhante ao bico de uma ave. Esse peixe cartilaginoso vive entre 15 e 18 anos e se alimenta de crustáceos, plâncton, moluscos e outros pequenos animais aquáticos. Sua cauda é parecida com um chicote, podendo ter entre 1 e 5 aguilhões serrilhados, capazes de inocular um potente veneno. A espécie é encontrada em águas tropicais do Oceano Atlântico, ao longo de quase toda a costa brasileira, com maior frequência no sudeste do país. Geralmente, permanecem no fundo de estuários e baías. Na hora de se alimentar, posicionam-se semienterradas na areia, esperando a presa passar. Com um golpe certeiro, a raia cobre a vítima com suas nadadeiras peitorais.

No Sinal de Vida, os biólogos narram sua viagem de campo na segunda maior ilha do litoral norte paulista, uma ilha desabitada que já foi um presídio de segurança máxima e hoje recebe muitos turistas. Durante uma jornada de um mês, eles enfrentaram desafios, medos, mergulhos incríveis, momentos inesquecíveis e histórias misteriosas sobre aqueles que já viveram naquele lugar.

Saiba mais:
Sinal de Vida Podcast: https://sinaldevidapodcast.com.br/
𝐴𝑒𝑡𝑜𝑏𝑎𝑡𝑢𝑠 𝑛𝑎𝑟𝑖𝑛𝑎𝑟𝑖 Euphrasen, 1790 – SiBBr: https://bit.ly/46GIMOZ
Raia-Pintada – BioDiversity4All: https://bit.ly/4dfjJ8q

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *