Epidemia

Efeito para-brisa mostra a drástica redução de insetos. Quem lembra de precisar lavar o vidro da frente do carro para tirar insetos que se chocaram com o veículo? Isto acontece cada vez menos e achamos normal. Observamos calados o declínio da população desses animais invertebrados bilateralmente simétricos, de corpo segmentado, com três pares de patas articuladas, um par de sensores e asas, o maior grupo de animais existentes na terra, na água e no ar. Eles estão em colapso inclusive em áreas de reservas naturais e tem dedo dos Grandes Poluidores nessa matança.

Alguém pode perguntar: qual o problema disso? A resposta é que essa grande linha de artrópodes desempenha papel fundamental nos ecossistemas como polinizadores, decompositores e como alimento para aracnídeos, peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. De cara, o declínio de insetos causa prejuízo ao solo, às plantas e a todos os animais que dependem deles. Os efeitos não param por aí porque tudo está interligado.

O Atlas dos Insetos feito pela parceria da fundação alemã Heinrich Böll com o braço europeu da organização global Friends of the Earth reúne dados científicos para discutir as causas e a extensão dessa epidemia. A versão em português traz artigos originais sobre o que está acontecendo no Brasil com o uso crescente e indiscriminado de venenos. Estamos acabando com os insetos na casa deles.

O alerta não vem de hoje. Desde 1960, a bióloga e ambientalista Rachel Carson denuncia os efeitos prejudiciais do uso de venenos como o DDT (dicloro-difenil-tricloroetano) sobre a vida selvagem e o meio ambiente. Atualmente, cientistas do mundo todo apontam uma relação direta do uso de venenos em monoculturas e do desmatamento com o declínio da população de insetos no planeta.

Saiba mais:
PDF grátis – Atlas dos Insetos: https://bit.ly/3M2Yxa2
Documentário Primavera Silenciosa com Rachel Carson 1962 – https://youtu.be/iWE1EYvCzyM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *