A braquiária (𝐵𝑟𝑎𝑐ℎ𝑖𝑎𝑟𝑖𝑎 𝑑𝑒𝑐𝑢𝑚𝑏𝑒𝑛𝑠) é uma planta herbácea da família Poaceae, a mesma das gramas, capins e até culturas como arroz, trigo e cana-de-açúcar. Porém, entre suas parentes, não é à toa que a braquiária é a mais mal-falada.
Nativa da África, essa planta foi trazida para o Brasil na década de 1960 com o objetivo de ser usada como pastagem para gado. Desde então, a espécie se espalhou, mas, ao invés de ser uma aliada da natureza, tem se mostrado um grande problema por vários motivos:
INVASORA E AGRESSIVA: ela se espalha rapidamente, competindo com as gramíneas nativas e sufocando o crescimento delas ao bloquear a luz do sol.
IMPACTO NA BIODIVERSIDADE: Ela afeta a diversidade de plantas locais, principalmente em áreas como o cerrado, um dos biomas mais ricos do mundo. O resultado? A redução de muitas espécies, algumas delas até ameaçadas.
RISCO DE QUEIMADAS: As áreas invadidas por essa planta se tornam mais vulneráveis ao fogo, especialmente na estação seca, contribuindo para a devastação das florestas.
TOXICIDADE PARA O GADO: Em alguns casos, a braquiária pode ser tóxica para o rebanho, especialmente quando apresenta fungos ou compostos chamados saponinas esteroidais, que podem causar surtos de intoxicação.
Reconhecer a braquiária não é difícil. Ela possui um colmo (caule) rasteiro que se espalha pelo solo, formando um tapete denso de folhas finas e longas, que podem atingir até 30 cm de comprimento. Sua florada é discreta, com espigas pequenas que se formam em grupos. As flores, por sua vez, são pequenas e pouco chamativas.
A braquiária invadiu o cerrado e, hoje, está presente em todos os biomas do Brasil, onde antes havia uma rica diversidade de plantas nativas. Como não é uma planta endêmica do Brasil, ela se espalha de maneira agressiva, alterando o equilíbrio dos ecossistemas locais e comprometendo a biodiversidade. Este é um exemplo de como espécies exóticas podem, sem querer, se tornar uma ameaça à natureza.
Saiba mais:
𝐵𝑟𝑎𝑐ℎ𝑖𝑎𝑟𝑖𝑎 𝑑𝑒𝑐𝑢𝑚𝑏𝑒𝑛𝑠 in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro http://floradobrasil2015.jbrj.gov.br/FB86787
Damasceno, G; Fidelis, A. Invasão por braquiária é mais um desafio à sobrevivência do Cerrado – Abundance of invasive grasses is dependent on fire regime and climatic conditions in tropical savannas – Journal of Environmental Management, Volume 271, 2020, ISSN 0301-4797. https://doi.org/10.1016/j.jenvman.2020.111016.
O capim-braquiária acabará com o Cerrado – Árvores de SP: https://goo.gl/A344zk
Intoxicação por 𝐵𝑟𝑎𝑐ℎ𝑖𝑎𝑟𝑖𝑎 𝑑𝑒𝑐𝑢𝑚𝑏𝑒𝑛𝑠 – ISSN: 2238-9970
Arquivos de Pesquisa Animal, v.1, n.2, p.58-63, 2012 https://abre.ai/lq3Z