
Cipós e lianas são naturais dos ecossistemas tropicais. Essas plantas desempenham papéis ecológicos, econômicos e culturais importantes.
Na ecologia, muitos estudos mostram que essas plantas contribuem para a diversidade biológica, pois oferecem abrigo, alimento (alguns produzem frutos comestíveis) e habitat para muitos pássaros, insetos, macacos e pequenos mamíferos. Por outro lado, é preciso saber manejá-las, porque em alguns casos podem competir com as árvores hospedeiras em busca da luz do sol.
Algumas espécies são usadas na medicina tradicional de várias culturas. Por exemplo, a liana amazônica de nome popular mariri (Banisteriopsis caapi) é matéria-prima na produção da bebida sagrada indígena conhecida como Ayahuasca. Os povos indígenas têm profundo respeito por essas plantas, que representam conexões com a natureza, crescimento, renovação e interdependência entre os seres vivos. Em várias mitologias, os cipós podem ser associados a deuses, espíritos da floresta ou animais sagrados.
Rezadeiras usam o cipó-chumbo (Cuscuta racemosa) para muitos fins. Foi inclusive citado na obra “Triste Fim de Policarpo Quaresma”, de Lima Barreto, publicada em 1911.
Entre os produtos florestais não-madeireiros na Amazônia, os cipós-titica (Heteropsis flexuosa) são usados por povos tradicionais na criação de cestas, vassouras, amarrações de telhados e embarcações, artigos de decoração e por aí vai. Exportamos cipó-titica.
Como diferenciar cipós de lianas?
Os cipós têm caules finos e flexíveis e crescem verticalmente. Já as lianas são tipos de plantas trepadeiras volúveis com caules lenhosos que podem ser bastante grossos, tendo um impacto significativo na estrutura e dinâmica das florestas. Elas se enrolam em volta das árvores e podem fornecer estabilidade estrutural às árvores que elas abraçam. Por outro lado, em alguns casos, as lianas podem sufocar e até matar as árvores hospedeiras.
Saiba mais:
Cipó-titica – INPA: https://bit.ly/3DDxhuj
Mariri – Banisteriopsis caapi – Science Direct: https://bit.ly/43VoA94
Cipó-chumbo: Cuscuta racemosa – Wiki: https://bit.ly/3Oep70a
Cipó: os maiores benefícios e funcionalidades da planta: https://bit.ly/4577iYl