Sementes recalcitrantes ou ortodoxas

As sementes são o resultado de todo o esforço reprodutivo da planta depois que ela já virou adulta, florescente e frutificante! Quando as flores aparecem, é porque a planta já está pensando em se multiplicar. Nas flores, os óvulos são fecundados por grãos de pólen (polinização) e os embriões se transformam em sementes, guardando a nova geração de plantas. Eis uma estratégia de sobrevivência linda que guarda novos começos. No caso das angiospermas, as sementes são protegidas por frutos, enquanto as coníferas apresentam pinhas com as sementes.

A qualidade das sementes está relacionada ao vigor da planta mãe, mas também pode ser observada na velocidade de emergência, crescimento e viço das plântulas. Sementes saudáveis também apresentam maior resistência em condições desfavoráveis e à incidência de microrganismos.

Inicialmente, precisamos saber que as sementes são divididas em dois grandes grupos: as ortodoxas, que podem ser armazenadas secas, e as recalcitrantes, que precisam ser plantadas logo, pois não toleram o processo de secagem e armazenamento.

SEMENTES ORTODOXAS
Depois de coletar as sementes maduras, é preciso remover resíduos de polpa e então secá-las para plantio futuro. Elas podem ser secas ao ar livre, em local sombreado e bem ventilado, ou em desumidificadores, até atingirem 5%-8% de umidade. Depois, podem ser armazenadas em local seco, em recipientes herméticos e etiquetados com o nome da espécie e a data da coleta.

SEMENTES RECALCITRANTES
Geralmente provenientes de frutos carnudos com safra no período chuvoso, as sementes desses frutos devem ser coletadas assim que os frutos atingirem a maturidade. Depois de remover a polpa e casca com cuidado para não danificar o embrião, as sementes podem ser lavadas com água. Como não toleram o processo de secagem, essas sementes devem ser mantidas úmidas por um período curto e plantadas o mais rápido possível.

Saiba mais:
Classificação das sementes de 55 espécies da Amazônia – EMBRAPA: https://core.ac.uk/reader/15437950

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *