Calor extremo, seca extrema, lagos secos, rios muito baixos e sem navegabilidade, comunidades sem água potável ou comunicação, vida aquática morrendo e agropecuaristas no entorno de Manaus tacando fogo na floresta para criar pastos. É esta a informação do Superintendente do Ibama no Amazonas, dada aos meios de imprensa ontem.
O Amazonas já registrou mais de 9 mil focos de incêndio nos últimos dois meses. A fumaça está encobrindo Manaus. Não à toa, a cidade no coração da Amazônia já tem uma das piores qualidades do ar do mundo.
Quando esses criminosos serão presos, seus mandantes do agronegócio em outros estados rastreados e responsabilizados? O bioma Amazônia é o caminho do futuro e por causa de um único setor está sendo perdido. Pecuaristas já derrubaram tanta floresta nativa que hoje o bioma é o que tem a maior área de pastagem do Brasil. A cegueira do setor está destruindo a maior riqueza do país.
Ao comprar carne, o consumidor está apoiando e validando toda essa rede criminosa, que envolve desmatamento, expulsão de povos da terra, dor e morte.
Saiba mais:
Fumaça que encobre Manaus vem da região metropolitana da capital e é causada por agropecuaristas, diz Ibama – G1: https://bit.ly/3ZQ1znR
Fumaça de queimadas coloca Manaus entre cidades com pior qualidade do ar no mundo – G1: https://bit.ly/3PRwuvi
Amazônia é o bioma com mais pastagens no Brasil – Instituto Humanitas Unisinos: https://bit.ly/3tpBL5D