Por que as plantas adoram a água da chuva?

As plantas não conseguem absorver nitrogênio na forma molecular (N2), então buscam compostos nitrogenados. Os nitratos (NO3-), nitritos (NO2-) e íon amônio (NH4+) se formam naturalmente de duas maneiras: ou por descargas elétricas na atmosfera (raios) durante a chuva ou pela ação de microrganismos presentes nas raízes das plantas.

No primeiro caso, a energia fornecida pelos raios transformam nitritos em nitratos. Tudo começa quando a forma molecular (N2) reage com o oxigênio (O2) do ar, formando óxidos de nitrogênio que são hidratados com o vapor d’água e viram nitrito, que com a energia do raio, viram nitrato! Estes compostos nitrogenados estão presentes na água da chuva e as plantas ficam verdes de alegria depois de uma boa chuvarada de verão, quando há mais possibilidade de temporais com relâmpagos e raios!

No segundo caso, as bactérias nitrificantes que moram nas raízes das plantas sintetizam compostos a base de nitrogênio produzindo os tais sais orgânicos nitrogenados. Este processo se chama quimiossíntese!

O ciclo do nitrogênio é um processo biogeoquímico e permite a ciclagem do elemento no ambiente. O nitrogênio é uma substância importante para o crescimento das plantas, faz parte da molécula de clorofila e compõem também proteínas e enzimas.

Saiba mais:

A maravilhosa água da chuva: https://bit.ly/35r2dAs

Você sabia que os relâmpagos ajudam a nutrir o solo? https://bit.ly/36Z2ZVt

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *