Por que as plantas adoram a água da chuva?

As plantas não conseguem absorver nitrogênio na sua forma molecular (N₂), presente na atmosfera em forma gasosa, então buscam compostos nitrogenados. Os nitratos (NO₃⁻), nitritos (NO₂⁻) e o íon amônio (NH₄⁺) se formam naturalmente de duas maneiras: pelas descargas elétricas na atmosfera (os famosos raios) durante a chuva ou pela ação de microrganismos presentes nas raízes das plantas.

No primeiro caso, precisamos entender que as nuvens de tempestade funcionam como geradores naturais, criando um campo elétrico intenso entre a superfície da Terra (carregada negativamente) e a parte superior da atmosfera (carregada positivamente). Esse desequilíbrio elétrico dá origem aos raios.

A descarga elétrica de um raio aquece o ar a temperaturas de até 30.000 °C em cerca de 10 microssegundos — calor suficiente para quebrar as moléculas de nitrogênio (N₂) presentes no ar, permitindo que elas reajam com o oxigênio (O₂) e formem óxidos de nitrogênio (NO e NO₂).

Esses óxidos, ao entrarem em contato com o vapor d’água, se transformam em ácido nítrico (HNO₃), que se dissolve na água da chuva. O resultado? Nitratos (NO₃⁻) caem junto com a chuva, deixando as plantas verdes de alegria após uma boa chuvarada de verão — época em que temporais com relâmpagos e raios são mais comuns.

No segundo caso, as bactérias nitrificantes que vivem nas raízes das plantas transformam o nitrogênio em compostos absorvíveis, como amônio (NH₄⁺) e nitratos (NO₃⁻), produzindo os tais sais orgânicos nitrogenados. Esse processo se chama quimiossíntese!

O ciclo do nitrogênio é um processo biogeoquímico que mantém esse elemento circulando no ambiente. O nitrogênio é essencial para o crescimento das plantas, pois compõe a molécula de clorofila e está presente em proteínas e enzimas fundamentais para a vida.

Saiba mais:

MAZLOUM, Y. M. Analise exploratória da relação entre atividade elétrica e extremos de concetração de nitrato na chuva. INPE, 2005: http://mtc-m21c.sid.inpe.br/col/sid.inpe.br/mtc-m21c/2020/08.03.20.02/doc/analise%20exploratoria.pdf 

A maravilhosa água da chuva: https://bit.ly/35r2dAs

Você sabia que os relâmpagos ajudam a nutrir o solo? https://bit.ly/36Z2ZVt

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *