Mata de Araucárias foi plantada por indígenas

Há milhares de anos, as araucárias fazem parte da flora brasileira e latino americana. Os ancestrais dos Kaingang e Xokleng, grupos conhecidos coletivamente como Proto-Jê, já plantavam a espécie há 4 mil anos. Em linda reportagem da revista Piauí, podemos saber sobre diversos estudos de antropologia sobre como os Proto-Jê “atuaram como semeadores da floresta (de araucária), levando-a para locais onde não cresceria naturalmente e usufruindo dos muitos recursos que ela oferece, como os saborosos e nutritivos pinhões”.

Seus pinhões eram usados como fonte de alimentos para as comunidades mais antigas e também atraíam caça. Em pesquisa divulgada pelo Phys.org, cientistas falam como o “povo da Araucária” ajudou a moldar florestas desses pinheiros que chegavam a ter 42m de altura e como a civilização atual conseguiu colocar a espécie na lista de criticamente ameaçada de extinção.

Hoje, as araucárias estão criticamente ameaçadas de extinção. Restam menos de 2% da sua floresta, que cobria o sul do Brasil e chegava até o sul de Minas.

Estamos na época dos pinhões, que tal plantar alguns?
  1. Coloque alguns pinhões dentro de um balde com água. Aqueles que afundarem, vão germinar mais fácil. Os que flutuarem podem ser descartados.
  2. Para plantar, cave um berço de 15cm de profundidade para que as raízes cresçam. Não coloque o pinhão em pé, ele precisa ficar inclinado para germinar.
Saiba mais:

“O Povo que Fez do Pinhão uma Floresta” – Revista Piauí: https://bit.ly/3g7PR2V
SOS Araucárias: https://goo.gl/uLEmX8
Floresta com Araucária, quase extinta: http://goo.gl/uwtbwY
“Critically endangered South American forests were man made” – Phys.org 17/05/2018: https://bit.ly/2IAvYBZ
“Uncoupling human and climate drivers of late Holocene vegetation change in southern Brazil” – https://www.nature.com/articles/s41598-018-24429-5

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *