“A idéia de que o mundo está acabando é uma ótima desculpa para gente não fazer nada. É mais fácil a gente acreditar que o mundo que nós vivemos pode acabar do que a gente acreditar que nós somos capazes de introduzir mudanças nesse mundo. Isso é de uma cretinice escandalosa. Além da preguiça e da falta de coragem que isso revela, isso denuncia um empobrecimento do espírito.
Nós temos que ter capacidade de mudar o mundo que nós estamos habitando. Principalmente quando sabemos o dano que nós estamos causando com a nossa maneira de estar aqui. Não é por estarmos aqui. Essa ‘casa comum’ é um lugar maravilhoso para gente co-habitar com todos os outros seres que existem. Nós somos bem-vindos aqui. A questão é que quem não é bem-vindo aqui é nosso modo de estar aqui. Nós estamos do jeito errado aqui na Terra.”
— Ailton Krenak, liderança indígena, ambientalista, filósofo, poeta e escritor membro da Academia Brasileira de Letras, com livros traduzidos em várias línguas. Ailton é também professor Honoris Causa pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e possui reconhecimento internacional.