Essas quatro bacias juntas (Amazonas, Tocantins-Araguaia, São Francisco e Bacia Platina) drenam 80% do território brasileiro com as águas que descem desde as nascentes, seguem pelos afluentes em direção à região mais baixa, correm pelo rio principal até desaguar em cada foz, no oceano.
A bacia do Amazonas é a maior do mundo e cobre 45% do território nacional, drenando desde o Mato Grosso, Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, Amapá e Pará. Fora os estados brasileiros, abrange países vizinhos como Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Guiana, Guiana Francesa, Suriname e Venezuela.
A bacia do Tocantins é a maior bacia em território nacional e drena Goiás, Tocantins, Pará, Maranhão, Mato Grosso e Distrito Federal.
A bacia do São Francisco abrange Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Goiás e Distrito Federal.
A bacia Platina abrange as bacias dos rios Paraná, Paraguai e Uruguai. A bacia do Paraná drena São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás, Santa Catarina e Distrito Federal. A bacia do Paraguai é dividida entre Pantanal e Planalto, na região Centro-Oeste, e abrange o Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A bacia do rio Uruguai define a divisa entre Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Brasil-Argentina, Argentina-Uruguai.
Saiba mais:
Bacias hidrográficas brasileiras – Brasil Escola: https://bit.ly/3vl5utp