O Museu Virtual Mariana Território Atingido exibe mapas, fotos e histórias da população atingida de Mariana pelo rompimento da barragem de rejeitos de minérios de Fundão, em 2015, controlada pela Samarco Mineração S.A –um empreendimento conjunto das maiores empresas de mineração do mundo, a brasileira Vale S.A. e a anglo–australiana BHP Billiton.
São 1.503 dossiês familiares produzidos e as reflexões desenvolvidas nesse intenso processo de trabalho levantando a multiplicidade de perdas e danos causados às comunidades atingidas no território. O site é um projeto de direito à memória e também uma ferramenta de apoio à luta das pessoas atingidas por reparação justa e integral.
Visite o museu virtual e conheça Mariana de antes e de depois do desastre, navegando pelo território e por temas, como recursos hídricos, as referências comunitárias e os usos e ocupações. São apresentados dados dos mapas comunitários, construídos a partir das centenas de cartografias sociais familiares realizadas junto aos atingidos, e do geoprocessamento desenvolvido durante os atendimentos da equipe de Cadastro da ATI Cáritas.
Saiba mais:
Mariana Território Atingido: https://territorioatingido.com.br