Rizóbio

QUIMIOSSÍNTESE! As bactérias rizóbias são microorganismos autotróficos que vivem no solo e formam nódulos nas raízes das plantas leguminosas, sendo capazes de sintetizar compostos orgânicos (nitratos) a partir de compostos inorgânicos (nitrogênio na sua forma molecular). A conversão do nitrogênio atmosférico em formas mais facilmente absorvíveis é essencial para o crescimento e desenvolvimento saudáveis das plantas, pois o nitrogênio é um nutriente essencial. Assim, temos uma relação simbiótica, benéfica tanto para as plantas, que recebem nitrogênio, quanto para as bactérias, que obtêm nutrientes essenciais para o seu crescimento. 

A nitrificação é um processo que acontece em duas etapas: nitrosação e nitratação.

Na primeira etapa, a amônia (NH3) é transformada em nitrito (NO2-) mais energia. Na segunda etapa, o nitrito (NO2-) é transformado em nitrato (NO3-) mais energia.

2NH3 + 3O2 → 2H+ + 2NO-2 + 2H2O + energia

2NO-2 + O2 → 2NO-3 + energia

Isso tudo acontece na base da cadeia alimentar. Agora disponibilizados, os nitratos serão repassados aos demais seres vivos heterotróficos (que, diferente das plantas fotossintetizantes e das bactérias quimiossintetizantes, não são capazes de produzir sua própria energia).

Numa agricultura biodiversa e sistemas agroflorestais, leguminosas como feijão-de-porco e feijão-guandu são plantadas entre outras espécies justamente para aumentar a disponibilidade de nitratos para todo o cultivo. Como essas leguminosas são de crescimento rápido, são também boas produtoras de biomassa e enriquecem o solo.

Saiba mais:

Quimiossíntese – Brasil Escola: https://bit.ly/3DxrN35Nitrificação e Desnitrificação – Mundo Educação: https://bit.ly/3IZQeHC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *