Matas ciliares protegem a água

As matas ciliares são Áreas de Preservação Permanente (APP) porque protegem as águas dos rios, riachos, lagoas, lagos, olhos d’água e nascentes. Também conhecidas como matas de várzea, essas faixas verdes funcionam como um filtro anti-poluição. Elas melhoram a qualidade da água, ajudam na infiltração das chuvas, evitam enchentes, garantem a estabilidade do solo, impedem o assoreamento, protegem a biodiversidade e servem de refúgio e berçário para muitas espécies. Além disso, salvaguardam o fluxo gênico de fauna e flora e asseguram o bem-estar das populações humanas.

Quando rios, lagos e áreas de nascentes perdem suas matas ciliares e biodiversidade, além de receberem toda a contaminação e poluição geradas por nós, sofrem com a erosão e o assoreamento. O assoreamento pode levar à morte de um rio.

Todos os corpos d’água precisam de suas proteções naturais. E cabe a nós protegê-las e fazer o possível para que permaneçam intactas. É necessário fiscalizar e punir propriedades rurais que destroem APPs, assim como indústrias poluidoras. Também é fundamental proibir ocupações irregulares e projetos de moradia em áreas de mananciais. Ninguém está acima da lei — nem da natureza. As cidades, por sua vez, precisam urgentemente recuperar as matas ciliares dos rios urbanos, evitando que a poluição das ruas vá direto para os cursos d’água.

Centenas de municípios brasileiros já enfrentam crises hídricas por não cuidarem de seus rios e mananciais. A natureza nos dá alertas antes de entrar em colapso. Não espere a água faltar na sua torneira para começar a defender os rios.

Saiba mais:

Recuperação de Matas Ciliares: https://bit.ly/3Jmiiai

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *